domingo, 30 de maio de 2010

Turvo é o campeão da Fase Classificatória do JESC 12 a 14 anos no Voleibol Feminino

Turvo é o campeão da Fase Classificatória do JESC 12 a 14 anos no Voleibol Feminino

A equipe de Voleibol da EEB. Jorge Shutz de Turvo sagrou-se campeã na quinta-feira (27/05) do JESC 12 a 14 Feminina depois de vencer a EEB. Bulcão Viana de Praia Grande pelo placar de 2 sets a 0. A vitória confirmou a qualidade técnica da equipe turvense que não perdeu nenhum set nos três jogos que disputou.
O Voleibol iniciou na quarta-feira (26/05), com quatro equipes jogando entre si. O Turvo alcançou maior número de pontos e ficou com o título. EEB. Bulcão Viana de Praia Grande ficou em 2º Lugar e a EEB. Normélio Cunha de Sombrio em 3º Lugar.
Já no masculino apenas duas escolas se escreveram na competição, fazendo uma serie de melhor de 3 jogos. O titulo ficou com a EMEB. Albino Zanatta de Jacinto Machado, em 2º ficou a EMEB Profª Alda dos Santos Vargas de Sombrio.
Ainda sobre o JESC...
Algo de muito urgente deve ser feito com relação a modalidade no vale do Araranguá e nas escolas, imaginem leitor quantas escolas municipais, estaduais e particulares tem espalhada nos 15 municípios da AMESC, para aparecer apenas 2 no vôlei masculino e 4 no vôlei feminino. Isso acende um sinal de alerta muito grave para a modalidade no futuro. Eu acho que para se mudar esse quadro preocupante os professores de Educação Física, peça fundamental, devem popularizar mais a modalidade não apenas dentro da escola mais sim com a participação em competições, pois no esporte é na quantidade de praticantes que se encontra o talento.
Se formos comparar a fase Municipal do JESC 12 a 14 que ocorreu no mês de Abril, na modalidade voleibol masculino teve 5 equipes participantes e no feminino 8 equipes. Como pode uma cidade ter o dobro de participantes de uma região inteira.
Para refletir.

.............................................................................................................................................

Confirmado para Sombrio Campeonato de Voleibol da Liga Atlética Vale do Mampituba nos dias 19 e 20 de junho
Está confirmada as disputas das Categorias Pré-Mirim, nascidos(as) em 97, 98 e 99 e Mirim, nascidos(as) em 95 e 96. Os jogos acontecerão a partir das 8h30mim nos Ginásios de Esporte Rogério Valerim e Enio Borges Costa em Sombrio.
De acordo com a programação, no dia 19 de junho acontecem os jogos da Categoria Pré-Mirim masculino e feminino e no dia 20 será a Categoria Mirim masculino e feminina.
A coordenação do campeonato informa que as inscrições irão até o dia 04 de junho, e é restrita apenas a escolas ou entidades pertencente ao Vale do Araranguá.
Informações com o Profº Nico pelos telefones: (48) 35243363 ou 99750850

.............................................................................................................................................
Seleção de Voleibol Feminina e Masculina do Col. Murialdo participa da Copa SATC nesta segunda-feira
Está confirmado para esta segunda-feira(31) a realização da Copa SATC em Criciúma. Participam da competição alem do Colégio Murialdo de Araranguá, Sedup, Lapagesse e Satic, no voleibol masculino e feminino.
O regulamento deste ano prevê Categorias de 14 a 17 anos.
O Colégio Murialdo estréia as 14 horas contra o time da casa no naipe masculino.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Pulo do gato" Por Carlos Eduardo Guilherme (Pacome)


"Pulo do gato" Por Carlos Eduardo Guilherme (Pacome)


Afinal, o que é pulo do gato? É uma expressão popular que designa o segredo profissional. Este adágio é muito usado em Minas Gerais. Na verdade, pulo do gato, nada mais é do que transformar as tarefas difíceis e complicadas em soluções fáceis e objetivas. Ou seja, de simples execução. Onde aprendemos o pulo do gato? Nas universidades da vida. Sempre com seus currículos personalizados, onde a gente se matricula ao nascer e se diploma ao morrer. Afinal, a experiência é o melhor professor: ela aplica o teste antes da lição.
Abaixo vamos citar 10 dicas que poderão ser úteis aos treinadores de voleibol, que muito bem poderá se aplicar a outras modalidades esportivas.
1- Saber que o atleta dotado de qualidades físicas excepcionais (bom biótipo e talento) pode ser em algumas ocasiões, boicotado por outros companheiros de equipe que não possuam os mesmos predicados. Infelizmente, com medo de serem alcançados, alguns atletas agem de maneira pouco elegante e até mesmo desleal com o atleta de mais futuro;
2- Não se preocupar em fazer as substituições para agradar a atletas, familiares, público, cronistas esportivos, dirigentes etc. As substituições deverão ser feitas em benefícios exclusivos da equipe;
3- Estar sempre atento e orientar o atleta teimoso. Nos esportes coletivos, há um tipo de atleta que a todo instante contesta e discorda da orientação do treinador. O atleta teimoso poderá se desenvolver, mas sempre em ritmo mais lento aos demais colegas de equipe. Infelizmente, existem pessoas teimosas por natureza que sentem dificuldades em obedecer a qualquer tipo de orientação. Enquanto isso, o atleta maleável assimila sem restrições todos os ensinamentos à primeira vista, enquanto os teimosos vão deixando para depois tudo aquilo que se poderia aprender imediatamente, dificultando o trabalho do treinador, o progresso da equipe e o seu próprio;
4- É desaconselhável que o treinador participe de treinamentos e coletivos com os atletas que estejam sob sua direção. A sua presença entre os integrantes da equipe o impedirá de exercer sua verdadeira missão, que é de comandar, orientar, dirigir e corrigir. É mais prudente que ele impressione os atletas pelos seus conhecimentos, e não se exponha em quadra, onde seu conceito pode ser formado, não pelo seu conhecimento do esporte, mas sim pelas suas atuações individuais susceptíveis de oscilações positivas e negativas como jogador;
5- Não iludir o atleta com falsas expectativas. Ser franco e honesto sobre as possibilidades do futuro do atleta no esporte. Não se pode dar às pessoas o que elas não são capazes de receber. O técnico deve levar os atletas tão longe quanto eles são capazes de ir, e não tão longe quanto ele gostaria que fossem. Falsas expectativas, geralmente, causam uma frustração muito grande ao atleta. Inadvertidamente, alguns pais e até mesmo alguns técnicos cometem esse grave erro. Não podemos ajudar nenhum atleta a se desenvolver além de suas limitações como ser humano;
6- Estar em permanente estado de alerta com a atuação do líder negativo. O atleta pode agir como líder negativo, sem perceber as nocivas conseqüências de sua indesejável atuação entre os colegas de equipe. Normalmente, este tipo de atleta exerce liderança sobre seus colegas de equipe e, para conquistar a simpatia e a confiança, mostram-se sempre dóceis, agradáveis e prestativos, mas aguardando o momento de influenciá-los a cometer atos de indisciplina;
7- Por ser o técnico uma pessoa pública, é conveniente não tomar partido de nenhum movimento político, religioso, racial, político partidários, racial, sexual, étnico etc. Ele deverá ser muito discreto quanto a suas preferências. Assuntos de foro íntimo não devem ser levados a público;
8- Enfatizar e alardear as qualidades morais nas conquistas das grandes vitórias. As condições físicas, o desempenho técnico individual e o sistema tático coletivo exercem grande influência nos resultados dos jogos. Entretanto, as vitórias são conquistadas mesmo é pelo entusiasmo, ousadia, solidariedade, disciplina, espírito de luta, seriedade e valentia dos atletas. Uma equipe composta por jogadores covardes, afinadores, irresponsáveis, indisciplinados, e indiferentes à vitória ou à derrota, dificilmente conseguirá obter nas competições resultados positivos que sejam dignos de louvores;
9- Após as derrotas, ter muito cuidado com as palavras e atitudes. Nesses momentos é que se percebe o equilíbrio do treinador. Ganhar é fácil, difícil é administrar derrotas. Podemos perder o jogo, mas, jamais a linha. Alguns treinadores costumam perder o jogo e a compostura.
10- Saber e entender que ser campeão é muito bom. No entanto, deverá estar preparado para as "conseqüências" do título. Meu pai, Adolfo Guilherme, técnico da velha-guarda, dizia: "É muito bom ser campeão, mas é muito difícil lidar com os campeões".
Enquanto as coisas grandes podem ser vistas de olhos fechados, as pequenas exigem os dois olhos bem abertos. São os detalhes que demarcam a fronteira entre o êxito e o fracasso. Portanto, não custa nada o técnico ser precavido. Afinal, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

sábado, 15 de maio de 2010

COLÉGIO MURIALDO lidera o Campeonato Regional Pré-Mirim fem. de Volei da L.A.V.M.




COLÉGIO MURIALDO lidera o Campeonato Regional Pré-Mirim fem. de Volei da L.A.V.M.
Depois dos jogos realizados pela 1ª Etapa do Campeonato Regional de Vôlei Pré-Mirim Feminino da Liga Atlética Vale do Mampituba (L.A.V.M.) em Passo de Torres, a equipe do Colégio Murialdo lidera a classificação com 9 pontos, seguido por Turvo com 6. A competição reuniu neste final de semana seis equipes da região do Vale do Araranguá. O Campeonato é para atletas nascidas nos anos de 1997, 1998 e 1999.
O Campeonato conta com 3 etapas classificatórias e 1 etapa final, a 2ª Etapa será no Município de Sombrio no dia 19 e 20 de junho.

domingo, 9 de maio de 2010

Campeonato Regional de Voleibol Pré-Mirim feminino 1ª Etapa - Passo de Torres


Ginásio de Esporte Ildo Menegette de Passo de Torres é confirmado como sede do Campeonato Regional de Vôlei.
A Liga Atlética Vale do Mampituba confirmou a realização em Passo de Torres a 1ª Etapa do Campeonato Regional de Voleibol categoria Pré-Mirim feminino, no dia 15 de maio. A divulgação da sede veio depois uma serie de reuniões com os Técnicos de voleibol e Dirigentes esportivos.

O Campeonato será realizado nos Municípios que compõem o Vale do Araranguá, e pretende dar maior visibilidade ao esporte, principalmente em municípios que investem na formação de equipes para as disputas dos Jogos Escolares e JERVA. O Presidente da Liga Atletica Vale do Mampituba (L.A.V.M.) esta confiante com o sucesso do evento, e conta com a participação da maioria dos Clubes e Prefeituras do Vale.

Passo de Torres abrigará nesta primeira etapa aproximadamente 6 equipes ( Morro Grande, Turvo, Sombrio, Colégio Murialdo/Araranguá, Praia Grande e Passo de Torres), cerca de 100 alunos/atletas, professores e espectadores.

O campeonato terá maior visibilidade, maior rivalidade dentro das quadras e certamente um nível técnico ainda melhor, diz Profº Nico.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Resolução nº 05/2010 altera idade dos Jasc, Joguinhos e Olesc e prorroga prazo de inscrição.

Inportantissimo!!!

Resolução nº 05/2010 altera idade dos Jasc, Joguinhos e Olesc e prorroga prazo de inscrição.

CED aprova mudanças nas idades e Fesporte reabre inscrições para eventos.

Participantes de competições como Olesc, Joguinhos e Jasc poderão se inscrever até dia 11/05.

O Conselho Estadual de Esportes realizou terça-feira (04), em Florianópolis, uma reunião ordinária, a pedidos das federações esportivas, para decidir sobre alterações nas idades das competições. Por unanimidade os 21 membros do CED (Conselho Estadual de Desporto) aprovaram as mudanças e com isso a Fesporte reabrirá o prazo de inscrições para os Joguinhos, Olesc e Jogos Abertos até o dia 11 de maio.

Os nascidos entre 1997 a 1993 estão aptos a participarem da Olesc, bem como os nascidos entre 1996 a 1991 poderão se inscrever para os Joguinhos. Ainda os Jogos Abertos estarão liberados para participações a partir dos 15 anos, ou seja, aos nascidos até 1995.

Com esta decisão o presidente do CED pretende aumentar a participação nas referidas competições, e com isso atender aos muitos apelos das federações e municípios, bem como favorecer as modalidades como xadrez, tênis, natação, ginástica artística e ginástica rítmica, que eram as mais afetadas pela antiga resolução que tinha Olesc nascidos entre 1993 e 1995; os Joguinhos Abertos nascidos entre 1991 e 1993 e por último, os Jogos Abertos nascidos até 1993.


Profº Nico

sábado, 1 de maio de 2010

3ª Conferência Estadual discute o esporte para os próximos 10 anos





3ª Conferência Estadual discute o esporte para os próximos 10 anos
Mais de 400 representantes do segmento esportivo de diversas regiões de Santa Catarina estiveram reunidos em Florianópolis, nos dias 29 e 30 de abril, na 3ª Conferência Estadual do Esporte. O encontro formulou ações para o desenvolvimento de políticas públicas no esporte, buscando a elaboração de um Programa Decenal que terá como meta transformar Santa Catarina e o Brasil em potencias esportivas mundiais.
Os 14 delegados da 22ª SDR de Araranguá na etapa Estadual, elegeram 2 delegados que representarão nossa Região na etapa Nacional que será entre 3 e 6 de junho em Brasília.
Segundo Profº Nico esta conferencia reflete os desejos dos segmentos de nossa sociedade que leva o esporte a sério.
Entre os temas discutidos nos dois dias de encontro estão: o sistema nacional de esporte e lazer; formação e valorização profissional; esporte, lazer e educação; ciência, tecnologia e inovação; futebol; esporte de alto rendimento; saúde e qualidade de vida; financiamento do esporte; esporte e economia, além de infra-estrutura esportiva.